Como Tirar Passaporte

Emissão de Passaporte

Em um mundo globalizado, tirar passaporte é bem importante. Com passaporte é possível viajar para países como Estados Unidos, Europa, Ásia etc.

Ter o passaporte é mais fácil do que você imagina. Desse modo, fique atento ao passo a passo que fizemos sobre como emitir passaporte na Polícia Federal em todo o Brasil.

como-tirar-passaporte

Como tirar passaporte?

Muitas pessoas têm receio de tirar passaporte, mas é algo bem fácil e descomplicado e que pode ser feito por um custo baixo. O passaporte é feito pela Polícia Federal, logo, é preciso que você compareça a um de seus postos para fazer digitais e também para retirar o passaporte já emitido.

Documentos para tirar Passaporte

Talvez uma das partes mais complicadas para fazer o passaporte seja a documentação. Isso porque o seu cadastro deve estar em consonância com aquilo que já foi registrado em seu nome. Desse modo, você deverá levar documento de identidade que pode ser qualquer documento oficial reconhecido por lei como carteira de trabalho ou até mesmo carteira funcional como da Ordem dos Advogados do Brasil ou outras, a depender da sua profissão.

Você também deverá estar em dia com suas obrigações eleitorais e levar seu título de eleitor e comprovante de votação dos dois turnos, caso tenha havido na sua região. Caso você não tenha guardado os comprovantes de votação das últimas eleições é só emitir uma declaração no site da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais.

Se o número do seu CPF estiver constando no seu documento oficial de identificação não é preciso apresentar o CPF original. Mesmo assim ,você pode imprimir uma declaração de CPF regular no site da Receita Federal.

Você precisará apresentar comprovante de quitação com serviço militar obrigatório, caso seja homem.

Também no caso de pessoas estrangeiras, é preciso apresentar certificado de naturalização para aqueles que sejam naturalizados brasileiros para emitir passaporte.

agendamento-emissao-de-passaporte

Se for um novo passaporte é preciso levar o passaporte anterior. Se você não apresentar o passaporte anterior poderá pagar o valor da taxa do passaporte dobrada.

Fazer requerimento passaporte Polícia Federal

É preciso que você preencha o formulário requerendo o passaporte no site da Polícia Federal. Essa é uma solicitação bem rápida e simples, e não exige muitos conhecimentos em informática.

Fique atento para inserir as informações corretas, sob pena de ter dor de cabeça ao embarcar para diversos destinos do mundo.

Na primeira tela que vai aparecer no site da Polícia Federal, será solicitado os seus dados pessoais como nome, profissão e endereço. Depois você poderá escolher o local onde receberá atendimento para colher suas digitais. Há diversos postos da Polícia Federal espalhados pelo país, portanto escolha aquele que fica mais próximo de onde você estiver.

No dia em que foi fazer o passaporte, imprima este formulário de solicitação de passaporte e o leve junto com você.

Pagamento Boleto Emissão Passaporte – GRU

Assim que você realizar o preenchimento do formulário requerendo o passaporte, é preciso gerar boleto GRU. Esse é um boleto de pagamento de recolhimentos para a união Federal.

Valor Emissão Passaporte

A taxa de passaporte pode variar, mas fica por volta de pouco menos de R$ 300.

Você deve guardar bem o comprovante de pagamento da taxa, bem como mostra-lo juntamente com a documentação no dia em que for fazer a digital na Polícia Federal.

Como Tirar Passaporte Passo a Passo

Agendamento passaporte

O atendimento da Polícia Federal para emissão de passaporte vai variar, a depender da sua região do país. Em algumas cidades é preciso fazer um agendamento prévio de dia e horário para fazer a digital do passaporte. Em outros locais isso não é necessário.

Ir a Polícia Federal fazer passaporte

No dia e horário que foram previamente agendados por você, você deve comparecer ao posto da delegacia de polícia federal escolhida durante o preenchimento do formulário na internet,  juntamente com seus documentos pessoais e com o comprovante de pagamento da taxa de emissão de passaporte.

valor-passaporte

A fotografia do passaporte será tirada pela Polícia Federal durante a colheita da sua digital. O procedimento é bem rápido, pois eles farão fotos, pegarão sua assinatura e suas digitais e farão uma conferência em relação à documentação. Depois disso, quando o seu passaporte estiver pronto você será avisado. A princípio, a emissão do passaporte leva menos de uma semana para ser finalizada.

É possível consultar o andamento do pedido de passaporte pela internet, no site da Polícia Federal.

Retirar passaporte Polícia Federal

Se seu passaporte já ficou pronto para ser retirado é só ir ao posto da polícia federal levando o documento de identidade original e retirar passaporte. A validade do passaporte é de 10 anos.

Polícia Federal Passaporte Telefone

Para quem ainda tiver dúvidas sobre emissão de passaporte, é só entrar no site da Polícia Federal, pois lá a diversas informações, inclusive sobre a emissão de passaporte para crianças, adolescentes, estrangeiros e outros casos específicos. Também é possível contatar a Polícia Federal pelo telefone 194.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *